quarta-feira, outubro 18, 2006

História Da Orquestra de Cordas da Grota


A Orquestra de Cordas da Grota é fruto de um trabalho voluntário, iniciado por Dona Otavia Selles (Professora do Estado aposentada) na comunidade da Grota do Surucucu em 1995, com o objetivo de ocupar o tempo de jovens da comunidade. Ela trabalhava com reforço escolar, horta, costura e artesanato. Além disso, ela incentivou seu filho Márcio Paes Selles, formado em música (e hoje com doutorado em História na UFF) a exercer um trabalho de educação musical na comunidade com jovens de risco social.


O trabalho musical iniciou-se basicamente com flauta doce, contando com a presença de quatro jovens. Num certo dia, um desses jovens resolveu levar seu único violino, o que foi um grande incentivo para chamar atenção de muitos outros jovens da comunidade. Foi aí, nesse momento, que surgiu a nata da Orquestra de Cordas da Grota.

Antes do projeto existir, já havia um luthier na comunidade bastante considerado que construía violinos e violoncelos, violas e baixos acústicos. Seus filhos Walter e Wagner já tocavam violino incentivados por seu pai.

Hoje o projeto atende a mais de 250 crianças e jovens não só da comunidade, mas de outras que a cercam tais como Badu, Sapê e Rio do Ouro.

Em 98 e 99, a orquestra participou do Festival Internacional de Música em Juiz de Fora MG e sete de seus integrantes foram selecionados para ganhar uma bolsa integral de 3 anos a fim de participar do projeto Villa Lobinhos, com aulas de musicalização e, individualmente, com aulas práticas com os melhores professores do Rio.

8 Comments:

Blogger paulinho said...

Essa história é maravilhosa. Lembra a "Espada era a Lei". Só que em vez de espada, usa-se o violino para formação de uma távola de cavaleiros musicais.

10:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu gabriella do acorada lucas do afrooregue ou melhor afroOrquestra fiquei maravilhosa mente encanta da com a hitória de voces melhor ainda eu ameiiiiiii de mais tchal bjs do afroOrquestra

2:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu como integrante da O.C.G,sinto uma satisfação muito grande pelo carinho que as pssoas tem por nós,eu procuro na internet pela O.C.G e encontro muita coisa legal sobre nós.......é muito bom ser reconhecido........showwwwww!!!!!1

10:29 AM  
Anonymous Victor Santana said...

Olá, meu nome é Victor Santana e gostaria de saber o que faço pra me integrar na orquestra quero saber mas informações, deixo meu email victoroliveirasantana@yahoo.com.br e meu link do orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=5080863981223731319 , aguardo mesmo aresposta,até!!

3:13 AM  
Blogger roberto said...

É maravilhoso o trabalho realizado, levando muitos jovens a procurar um caminho lucrativo e saudavel.

1:30 PM  
Blogger Marcio said...

Cris o blog está uma beleza. gostaria de ajudar na atualização dele...

1:01 PM  
Blogger Amanda said...

Olá!Gostaria de saber se a orquestra tem um contato para eu saber sobre valores quando se apresentam.Meu email é mandakisses@hotmail.com para qualquer contato.
Desde já obrigado.
Amanda Melo.

12:19 PM  
Anonymous Márcio said...

Boa tarde,

Gostaria de saber o telefone da Orquestra de Meninos de Niterói. marciojorgemaia@gmail.com

Obrigado!

2:06 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home