terça-feira, fevereiro 06, 2007

PASSAPORTE DO FUTURO - Niterói

O Instituto Cooperforte e a AABB-Niterói formaram, desde 2005, uma parceria com o Espaço Cultural da Grota tendo como objetivo preparar profissionalmente jovens músicos integrantes da Orquestra de Cordas da Grota, formando-os como monitores conforme o foco do programa PASSAPORTE DO FUTURO de empregabilidade de jovens em situação de risco social.

Para atuar como Monitores, portanto sob a supervisão de um professor de música, são selecionados 5 dentre os jovens mais adiantados da Orquestra que passam a contar com ajuda de custo para uma preparação que compreende dois anos: aperfeiçoamento instrumental, com apoio de dois professores de música mantidos pela empresa Vídeo Filmes; formação em teoria musical no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro; e aulas de manejo de turma, com psicólogas voluntárias. No segundo ano os monitores auxiliam a implantação de um projeto de multiplicação da experiência da Orquestra de Cordas da Grota em outras comunidades carentes, contando aí com o apoio de assistentes sociais.

Essa formação despertou a auto-estima dos jovens músicos, que se destacam por suas habilidades artísticas e têm a possibilidade de serem protagonistas do resgate social tanto como professores de música quanto como músicos, o que se nota com a formação de vários grupos musicais por eles encabeçados.

Nesse sentido vale estabelecer um paralelo com o que ensina o Nobel da Paz, Muhammad Yunus, justificando a formação de grupos para trabalhar e tomar dinheiro emprestado do Brameen Bank: “Individualmente, os pobres se sentem expostos a todo tipo de perigo. O pertencer a um grupo dá-lhes uma espécie de segurança.” A Orquestra de Cordas da Grota desempenha esse papel de fortalecimento do indivíduo diante das adversidades do ambiente hostil. Ao se integrar a um grupo musical, que é considerado e respeitado na comunidade, o jovem se fortalece e cria uma perspectiva de vida que, isoladamente, seria limitada. Por exemplo, a uma adolescente não importa se será agora ou mais tarde que será mãe, se for apenas essa sua perspectiva de vida. Enquanto isso, não se registra nenhum caso de gravidez precoce dentre as jovens da Orquestra.

Esse fortalecimento do indivíduo acaba se concretizando em conquistas inimagináveis. Vejam os recentes resultados desses jovens monitores: Neste ano de 2007 dois ingressaram na UFRJ-Música. Em 2006 outros dois ingressaram na Universidade. Um está no corpo da Orquestra Sinfônica Brasileira(OSB)-Jovem e dois outros se preparam para uma bolsa de aperfeiçoamento nos Estados Unidos, a convite.

O PASSAPORTE DO FUTURO em Niterói, está dando continuidade a esse trabalho firmando contrato de patrocínio até 2008 que será celebrado no dia 5 de março, no auditório da UFF, às 21:00h, com grande concerto. Também serão apresentadas nesse evento as comunidades que serão beneficiadas com o apoio da multiplicação dessa experiência.

3 Comments:

Blogger ahhm1976 said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

10:57 AM  
Blogger bangezhu said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

10:57 AM  
Anonymous marcioselles said...

Cristiane
o concerto no dia 5 será às 20h e não 21 como está no BLOG. O preço do ingresso é R$ 10 inteira e 5 meia. Os associados da Orquestra podem pegar o ingresso gratuito uma hora antes do concerto.
Obrigado
;Márcio

10:31 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home